Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor

Na minha família só tem professor, de Educação Infantil, de Sociologia, de Educação Física, de História, Geografia, Ciências, etc, etc... Minha família é muito pequena, mas deve ter uns 15 professores mais ou menos. Então, nem preciso explicar toda a admiração e respeito que tenho por essa profissão, não é?
Aquela musiquinha que passa na TV, fala tudo mesmo, acho ela linda:



 
A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, o professor
Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor

No trilho de uma ferrovia
(um bom professor)
No bisturi da cirurgia
(um bom professor)
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor

No sonho que se realiza
(um bom professor)
Cada nova ideia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina
(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor

Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor.
 
 
E pra descontrair

O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO
Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.

Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
 
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.

Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
 
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
 
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
 
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
 
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
 
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele! 

Então, parabéns a todos os professores, principalmente aos da minha família. Parabéns especial a minha mãe! E ao meu amigo professor, Thiago!

 
Fiquem com Deus!


Um comentário:

  1. Como assim, ler essa homenagem e não comentar nada? Acho que nem se eu quisesse, conseguiria...

    Inexplicavelmente os sentimentos de orgulho e, sobretudo de gratidão, vão se misturando mediante a cada sílaba que aqui acabei de ler.

    São opiniões e atitudes como ESSA (sua!) que fazem-nos olhar para frente e não desistir dessa missão que é diferente de todas as outras: Educar e assim transformar o mundo para melhor!

    Ah... As mais diversas injustiças que essa profissão sofre por parte da sociedade em geral, são pequenas demais para aqui caberem, e, portanto, temos a certeza de que somos uma classe FELIZ por sermos divinamente "escolhidos a dedo"!

    Para finalizar, uma das minhas frases favoritas: "Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

    O meu MUITO OBRIGADO pela homenagem. Do seu amigo paraibano arretado, Thiago!

    :)

    ResponderExcluir